4.10.12

Anões


Sobre

Os Anões são, na mitologia de Tolkien, uma raça de baixa estatura, com barbas, amigos dos Hobbits e não gostam dos elfos.
São geralmente ferreiros ou mineradores, inigualáveis até mesmo pelos elfos em algumas de suas artes.Chamam-se a si mesmos de Khazad. O nome em Sindarin é Hadhodrim e em Quenya, especialmente pelos Noldor, eram chamados de Casari. No entanto, os Sindar os chamavam deNaugrim ou Nogothrim, o Povo Nanico. 
Aulë

Criação 

Ao contrário dos Elfos e Humanos, os Anões não são Filhos de Ilúvatar, mas criações de Aulë, o Ferreiro dos Valar. Impaciente com a demora da chegada dos Filhos de Ilúvatar, Aulë resolve criar sozinho os Sete Pais dos Anões, para formarem uma raça resoluta, rígida e um tanto teimosa, capaz de resistir a Melkor, o Senhor do Escuro da época. Chamou-os deKhazad e ensinou-lhes também a língua que havia inventado.
Eru, o Único, no entanto, descobre a criação dos Anões e repreende Aulë pela pretensão. Aulë, com lágrimas nos olhos e o martelo em mãos, prepara-se para exterminar os Sete Pais dos Anões. Eru, com pena, permite que os Anões vivam, contanto que adormeçam e não despertem antes de seus próprios filhos despertarem.

Linguagem 

Portão de Moria
No Universo de Tolkien os Anões tem dois tipos de linguagem diferenciada, no entanto semelhante. No Livro The Hobbit (O Hobbit) os Anões se utilizam a língua das Montanhas Solitárias. Já no livro The Lord of the Rings (O Senhor dos Aneis) o Idioma usado era o de Moria, maior cidade anã existente, a diferença é pouca, porém a linguagem usada em Moria é com mais sorte de detalhes. A maior frase conhecida na língua anã é a que Gimli pronuncia no Abismo de Helm: " Baruk Khazâd! Khazâd ai-mênu!" ("Machados dos Anões! Os Anões estão sobre vocês!"). Abaixo está os dois alfabetos descritos acima: 


Idioma das Montanhas Solitária 



Lê-se como o alfabeto normal, da esquerda para a direita.


    Idioma de Moria 


Lê-se como o alfabeto normal, da esquerda para a direita.




CRÉDITOS: Lucas Cordeiro Frain Mão-de-Martelo e http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%B5es_(Tolkien)                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário