4.10.12

BALROG X TIAMAT: Quem vence?

O que aconteceria se duas criaturas de universos diferentes se enfrentassem em campo neutro?
Desta vez, analisaremos qual seria o resultado de uma luta entre o Balrog de Moria, demônio do universo tolkiano, e o dragão Tiamat, personagem clássico do desenho animado “Caverna do Dragão”.
TIAMAT
Poucos sabem, mas Tiamat, apesar de sua voz masculina, é fêmea. O desenho animado “Caverna do Dragão” foi baseado no jogo de RPG “Dungeons & Dragons”, que nos fornece toda a informação que precisamos sobre o monstro de cinco cabeças.
No desenho, Tiamat é o mais poderoso dos dragões do reino e o único capaz de derrotar o Vingador, o terrível senhor do mal, arquiinimigo dos personagens principais. De acordo com o programa de TV, o monstro vive no Cemitério dos Dragões, um tipo de santuário macabro que, ao que tudo indica, está localizado em uma dimensão paralela.
No RPG, contudo, o buraco é um pouco mais embaixo. Tiamat é uma deusa, uma divindade menor, venerada pelos dragões malignos. Sua caverna fica no primeiro nível dos Nove Infernos, e ela é a guardiã do portal que leva ao segundo nível. Seu semblante é colossal, medindo mais de 25 metros de altura.
Ataques: Os ataques de Tiamat são potencialmente letais, todos eles. Suas armas favoritas são seus sopros de dragão. Cada uma das cinco cabeças é capaz de lançar baforadas, todas de uma vez, se for preciso. A cabeça vermelha cospe fogo, a azul cospe raios de eletricidade, a verde produz gás corrosivo, a preta expele ácido e a branca solta gelo.
Além das mordidas e garras, Tiamat também conta com uma cauda envenenada, e é também capaz de lançar diversos feitiços.
BALROG DE MORIA
De acordo com o universo criado por J.R.R. Tolkien, o Balrog de Moria é, assim como Sauron e Gandalf, um maiar, algo comparável aos anjos cristãos, que ajudaram os valar (espécie de deuses) a criar o mundo.
Os balrogs (havia mais de um) foram corrompidos pela entidade maligna conhecida como Morgoth durante a Primeira Era. Quando seu mestre foi derrotado, eles foram confinados ao centro da terra até que, em Moria, os anões, cavando sem parar em busca de mithril, libertaram uma dessas criaturas antigas.
O Balrog de Moria ficou mundialmente conhecido devido à trilogia cinematográfica “O Senhor dos Anéis”. Tanto no livro quanto no filme, ele enfrenta o mago Gandalf, também um maiar, mas bondoso, e os dois são mortos no confronto (mais tarde Gandalf renasceria).
O Balrog é uma criatura sinistra, de aproximadamente 15 metros de altura, 
semelhante a um demônio do fogo, que mesmo os dragões da Terra-Média temem.
Ataques: A arma mais terrífica do Balrog é a sua presença, que inspira completo terror, mas seu ataque principal é feito com duas armas, uma espada e um chicote flamejantes. Na verdade, seu corpo é todo de fogo e trevas, e qualquer um que se aproxime já está sujeito a virar churrasquinho. Além disso, ele é capaz de criar uma zona de escuridão ao seu redor, cegando aqueles que não enxergam na obscuridade.
Embora o monstro não saiba lançar feitiços, ele tem o poder de anulá-los, dispersando assim a maioria dos encantos direcionados a ele.
O DUELO
É uma briga dura, mas você já deve ter concluído que Tiamat venceria, por pouco.
Embora o Balrog tenha uma história mais bem trabalhada, mais épica e mais importante para o universo em que vive, Tiamat é ligeiramente superior. Também é um fato que a magia nos mundos do Dungeons & Dragons é bem mais explícita e abundante do que na Terra-Média, mas mesmo assim o nosso demônio de fogo não escapa de levar uma surra.
A primeira evidência que comprova isso é o tamanho. Tiamat é bem maior, quase o dobro do Balrog, mas não é isso que realmente faz a diferença. O que conta mesmo, neste caso, é o número e o poder dos ataques.
Enquanto o Balrog usa seu chicote e espada, Tiamat pode expelir suas baforadas de dragão cinco vezes, além de utilizar suas garras e a cauda envenenada (não que o veneno fosse matar o Balrog).
O Balrog, por sua vez, tem a vantagem de ser uma criatura de fogo, mas já que Tiamat também cospe fogo, é evidente que é imune a ele. O demônio tolkiano não seria ferido pelo bafo flamejante do dragão que, contudo, castigaria seu inimigo com suas cusparadas de ácido, eletricidade, gás corrosivo e, principalmente, GELO (lançada pela cabeça branca).
Também é verdade que o mostro de Moria poderia anular qualquer encanto da mãe dos dragões, mas esta não se daria ao trabalho de lançá-los, com tantas opções mais letais. A zona de escuridão poderia ser uma vantagem, mas muito pequena. E o terror provocado pela fera da Terra-Média certamente não intimidaria a besta de cinco cabeças.
Numa peleja aberta, no solo ou voando (os dois têm asas), é muito provável que o Balrog machucasse Tiamat seriamente, mas nunca a venceria, definitivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário