6.10.12

Numenor

                                                           

Númenor era uma grande ilha localizada nos Mares Circundantes, em Arda, a Terra, na direção Oeste da Terra-média .



A Ilha foi erguida do mar pelo Valar Ulmo como um presente para os Edain, os Pais dos Homens, que lutaram junto dos Elfos contra Morgoth na Guerra das Jóias, a Guerra da Ira. No início da Segunda Era a maior parte dos Edain que sobrevivera à Guerra foi para a ilha em barcos construídos pelos elfos.
Assim que foi estabelecido, o Reino de Númenor passou a ser governado pelo rei Elros, o Meio-elfo, filho do marinheiro Eärendil e irmão de Elrond. Sob seu governo e de seus descendentes, os númenorianos tornaram-se um povo poderoso.
Os Valar, no entanto, proibiram os númenorianos de navegar muito para Oeste, Númenor não poderia desaparecer no horizonte. Os Valar assim proibiram por medo de que eles pisassem nas Terras Imortais, cuja presença não era permitida a humanos. Por muito tempo Númenor manteve relações amistosas com os Elfos, tanto de Tol Eressëa quanto da Terra-média, inclusive auxiliando Gil-galad na Guerra dos Elfos e Sauron, que ocorreu depois da criação dos Anéis do Poder, especialmente o Um Anel. O rei Tar-Minastir e suas hostes conseguiram, junto com os elfos, derrotar Sauron temporariamente. Por essa época eles começaram a invejar a imortalidade dos Elfos e se ressentir da Interdição dos Valar, rebelando-se contra sua autoridade e procurando pela imortalidade. Tentaram compensar esse desejo mudando-se para o leste e colonizando vastas partes da Terra-média, de início amistosamente, mas depois como tiranos. Logo os númenorianos passaram a controlar um império sem rival na costa. Poucos, os chamados Fiéis, permaneceram leais aos Valar e mantendo boas relações com os Elfos.
O vigésimo quinto rei, Ar-Pharazôn, navegou até a Terra-média, e, vendo o poder de Númenor, as hostes de Sauron fugiram, mas ele se rendeu sem resistência. Foi levado a Númenor como prisioneiro, mas logo tornou-se conselheiro do rei, apresentando-se em uma forma bela que posteriormente ele não conseguiria mais assumir. Prometeu imortalidade aos númenorianos desde que estes fizessem cultos de adoração a Melkor, o Primeiro Senhor do Escuro, mestre de Sauron. Ar-Pharazôn, ludibriado por Sauron, ergueu um templo de adoração a Melkor, no qual oferecia sacrifícios humanos (os sacrificados eram os Fiéis aos Valar).
Durante esta época, a Árvore Branca, Nimloth, que erguia-se nos pátios do rei, e cujo destino dizia-se estar ligado ao dos reis, foi cortada e queimada por orientações de Sauron, mas Isildur heroicamente arrancou-lhe um fruto, que daria origem à Árvore Branca de Gondor.
Temendo a morte, e também sob os conselhos de Sauron, Ar-Pharazôn construiu uma grande armada, e partiu em direção a Oeste para abrir guerra contra os Valar e tomar as Terras Imortais, alcançando a imortalidade. Sauron ficou em Númenor, rindo da tolice dos humanos. Mas, como consta em O Silmarillion, não é a Terra que faz de seus habitantes imortais, mas o contrário. Ar-Pharazôn assim pôs os pés nas praias das Terras Imortais, mas os Valar eram proibidos de tomar uma providência direta contra os Humanos, e consta que Manwë, rei dos Valar, pediu a intervenção de Eru Ilúvatar, o Deus Supremo. Foi assim que Eru intercedeu, removendo para sempre as Terras Imortais dos Círculos do Mundo. Númenor foi arrebatada por um cataclismo, afundando no mar, matando seus habitantes, fossem qual fossem, e o corpo de Sauron foi destruído, mas seu espírito sobreviveu, e ele a partir de então só pode assumir formas terríveis. Com o efeito da Queda de Númenor, chamada de Akallabêth, a Queda, o Mundo, que antes era plano, se arredondou, tornando-se um Globo. As Terras Imortais agora só eram acessíveis a Elfos que, em barcos especiais, seguiam pela Rota Plana, o único caminho que restara para lá.
Elendil, filho do líder dos Fiéis durante o reinado de Ar-Pharazôn, seus filhos, Isildur e Anárion, e seus descendentes haviam previsto o desastre, e escaparam antes da Queda em nove barcos. Atracaram na Terra-média e fundaram os reinos de Arnor, ao Norte e Gondor, ao Sul.

Geografia de Númenor

Um mapa de Númenor, junto com a descrição da ilha estão presentes no livro Contos Inacabados, no capítulo Uma descrição da Ilha de Númenor.
A ilha de Númenor localizava-se no Grande Mar, mais perto do Reino Abençoado do que a Terra-média. Seu formato lembrava o de uma estrela de cinco pontas, com cinco longas penínsulas saindo de sua região central, os promontórios.

Regiões

Númenor era dividida em seis regiões, cinco delas correspondiam aos promontórios e uma à região central.
  • Forostar, as Terras do Norte: era pedregosa e a menos fértil. A maior parte da paisagem era tomada por altas charnecas descampadas, que se erguiam para colinas rochosas. As únicas árvores que cresciam eram abetos e lariços. A pedra de lá era a melhor para construções. Consta também que nessa região o céu era mais limpo, e por isso o rei Tar-Meneldur construiu lá uma torre para observar as estrelas.
  • Andustar, as Terras do Oeste: era uma região fértil e coberta de bosques, que na parte norte ficava rochosa. A costa ocidental era formada por penhascos, nos quais três pequenas baías se entrecortavam; muitos portos foram construídos ali, sobre a terra aos pés de colinas íngremes. A região montanhosa do norte era coberta de bosques de abetos, enquanto no sul as florestas eram de bétulas e faias nas partes altas e de olmos e carvalhos nos vales. Andustar era separado de Hyarnustar pela Baía de Eldanna, e uma pequena região que chamava-se Nísimaldar, que será vista mais adiante.
  • Hyarnustar, as Terras do Sul: este promontório era notável por seus grandes vinhedos e suas fazendas férteis na porção leste, que a sudoeste dava passagem a montanhas com grandes penhascos ao longo da costa. No leste estavam longas praias brancas de cascalho cinzento, com muitas vilas como Nindamos e brejos que se formavam próximo ao rio Siril.
  • Hyarrostar, as Terras do Sudoeste: a península mais baixa de númenor, com longas praias, especialmente a oeste. Lá crescia uma grande variedade de árvores, e lá havia as maiores plantações para suprir a necessidade de madeira para a construção de navios.
  • Orrostar, as Terras do Leste: uma região mais fria, mas fértil, da ilha, erguendo-se em montanhas ao norte e se aplainava ao sul. Na região sudoeste de Orrostar estavam vastas plantações de grãos.
  • Mittalmar, as Terras do Interior: era a parte central de Númenor, cercada a não ser por uma pequena costa perto do Porto de Romenna ao leste. Mittalmar ergue-se acima dos promontórios, e é uma região de gramíneas, pastos e colinas baixas com poucas árvores.
Havia também várias outras províncias menores:
  • Arandor, a Terra dos Reis: a parte leste de Mittalmar era considerada a parte do resto, e estava sob jurisdição direta do Rei. Consta que sempre foi a região mais populosa de Númenor, e ali estavam situados a capital, Armenelos e o Porto de Rómenna.
  • Emerië: eram as terras a sudoeste de Mittalmar com colinas verdes e onde situava-se a maior região de pastagens de ovinos. Uma parte de Emerië foi dada por Tar-Meneldur a Erendis, ex-esposa de seu filho, que foi para lá quando se separaram.
  • Nísimaldar: era uma região que contornava as praias orientais da Baía de Eldanna e o estuário do Rio Nunduinë. Seu nome significa Árvores Fragrantes, em referência às árvores que sempre verdes lá cresciam, e abundantemente, com suaves perfumes. Tais árvores podem ser conhecidas no artigo Árvores de Tolkien.


Sobre a Cultura

Os habitantes de Númenor, chamados normalmente de Númenorianos ou Homens do Oeste, eram descendentes dos Edain, um grupo de Humanos que vivia no nordeste da Terra-média e tornaram-se a raça mortal mais culturalmente avançada. Depois de sua chegada à ilha, seus conhecimentos e habilidades foram desenvolvidos pelos ensinamentos dos Valar e dos Elfos de Tol Eressëa.
A maioria dos Númenorianos descendia do Povo de Hador, sendo loiros de olhos azuis. Aqueles que viviam no ocidente da ilha, especialmente em Andustar, descendiam em sua maioria do Povo de Bëor, tendo a pele morena e olhos cinzentos. Poucos remanescentes do Povo de Haleth foi para Númenor, acompanhados por várias famílias de Drúedain. Esses últimos voltaram para a Terra-média com o tempo.
Por causa disso, a língua dos Númenorianos, o Adûnaico, derivou principalmente da fala dos Hadorianos. De acordo com alguns escritos de Tolkien, os descendentes do povo de Bëor falavam uma forma de Adûnaico com sotaque, enquanto os outros deixaram de usar suas línguas antes mesmo de chegar na ilha, usando o Élfico-cinzento como seu idioma usual. Em todos os textos, no entanto, consta que a maioria dos Númenorianos sabia o Élfico-cinzento, ou Sindarin, e era muito usado pela nobreza, que também conhecia o Alto-élfico, ou Quenya, que empregavam em documentos oficiais, trabalhos artísticos e em nomes. Essa situação mudou quando a amizade com os elfos terminou. O uso das línguas élficas declinou, até que o rei Ar-Adûnakhôr proibiu seu uso, e o conhecimento dessas línguas só foi preservado pelos Fiéis, os que não se rebelaram contra os Valar.
Os Númenorianos eram extremamente competentes nas artes e nos trabalhos manuais, mas era nos barcos e instrumentos marítimos que mais se destacavam. Eram grandes marinheiros, explorando todas as direções no mar, exceto o Oeste, devido à Interdição dos Valar. Freqüentemente viajavam às praias da Terra-média, onde ensinavam os que lá viviam, inclusive ensinando-lhes o cultivo, de forma a facilitar suas vidas.
Os Númenorianos também eram competentes na criação de cavalos, que cavalgavam por sobre as amplas planícies em Mittalmar. Embora fossem um povo pacífico, suas armas, armaduras e habilidades de montaria só poderiam encontrar resistência nas hostes dos Valar dentro de Arda.

Sobre Tar-Aldarion

Tar-Aldarion foi o sexto Rei de Númenor , e sucedeu a seu pai, Tar-Meneldur . Tar Aldarion-se casou com Erendis , um númenoreana mulher, que não foi bem do mesmo estatuto que Aldarion si mesmo, e, portanto, tinha um curto tempo de vida. Amor Aldarion para o mar finalmente provocou um racha entre o casal e eles se separaram .  O conto de seu casamento e de estranhamento sobreviveu à Queda de Númenor como "Aldarion e Erendis, ou a esposa do marinheiro".
Tar Aldarion-foi chamado de "O Marinheiro", e seu nome significa "das árvores" porque ele era um notável árvore mordomo e Forester - árvores foram essenciais para a construção de suas frotas, mas ele teve o cuidado de repor o que estava sendo derrubada . Seu primeiro amor foi o mar, e ele já era um grande explorador antes de se tornar rei. Ele fez várias viagens para a Terra-média e contato estabelecido com Gil-galad e seu reino nos Portos Cinzentos . Ele também estabeleceu uma porta númenoreano vital na Terra-média, chamado Vinyalondë (New Haven). Ele construiu o grande refúgio de Lond Daerno rio Gwathló , e sob seu reinado, o desmatamento de Enedwaith e Minhiriath começou.
Seu único filho era uma filha, Tar-Ancalimë , e assim ele mudou as regras de sucessão, substituindo o princípio da agnática primogenitura com a de primogenitura totalmente igual. Ela se tornou a rainha primeira decisão de Númenor. Se a lei não tinha sido alterado, o trono teria passado para o filho de sua irmã Soronto , herdeiro presuntivo da época.
A história parcial de Aldarion e Erendis pode ser encontrado em Tolkien 's Contos Inacabados ,. Embora a história real foi deixada incompleta, o livro dá algumas dicas sobre como ele continuou. A história também contém os primeiros sinais do retorno da sombra, ou seja, Sauron , a Terra-média.


Reis de Númenor



Abaixo está a lista dos 25 Reis de Númenor, a terra da dádiva no universo ficcional criado por Tolkien:
#Nome em QuenyaNome em AdûnaicoNascimento e morte (S.E.)Reinado (S.E.)
IElros Tar-MinyaturGimilzôr¹58 antes da SE - 44232-442
IIVardamir Nólimon²Zimravrati¹61-471442
IIITar-AmandilAr-Aphanuzîr¹192-603442-590
IVTar-ElendilAr-Gimilzîr¹350-751590-740
VTar-Meneldur Irimon³Ar-Minûlzûr¹543-942740-883
VITar-Aldarion Anardil-700-1098883-1075
VIITar-Ancalimë (primeira Rainha Governante)-873-12851075-1280
VIIITar-Anárion-1003-14041280-1394
IXTar-Súrion-1174-15741394-1556
XTar-Telperiën (segunda Rainha Governante)-1320-17311556-1731
XITar-Minastir-1474-18731731-1869
XIITar-CiryatanAr-Balkumagan¹1634-20351869-2029
XIIITar-Atanamir, o Grande-1800-22212029-2221
XIVTar-Ancalimon-1986-23862221-2386
XVTar-Telemmaitë-2136-25262386-2526
XVITar-Vanimeldë (terceira Rainha Governante)-2277-26372526-2637
-*Herucalmo Tar-Anducal4--2637-2657
XVIITar-Alcarin-2406-27372657-2737
XVIIITar-CalmacilAr-Belzagar2516-28252737-2825
XIXTar-Ardamin5Ar-Abattarîk2618-28992825-2899
XXTar-HerunúmenAr-Adûnakhôr2709-29622899-2962
XXITar-HostamirAr-Zimrathôn2798-30332962-3033
XXIITar-FalassionAr-Sakalthôr2876-31023033-3102
XXIIITar-TelemnarAr-Gimilzôr2960-31773102-3177
XXIVTar-PalantirAr-Inziladûn3035-32553177-3255
-*Tar-Míriel6Ar-Zimraphel3117-3319n/a
XXVTar-CalionAr-Pharazôn3118-33193255-3319
Durante o Reinado de Ar-Pharazôn (Tar-Calion) o reino de Númenor foi engolido pelas águas e inteiramente destruido. Apenas nove navios escaparam da destruição, e nesses navios estavam Elendil e seus filhos. Elendil foi considerado o Rei dos descendentes de númenor nas Terras do Exílio (Terra-Média).
 Tar-Calmacil foi o primeiro a utilizar oficialmente o nome em Adûnaico. Aparentemente a nobreza não falava Adûnaico nos primeiros séculos. Tais nomes dos precedentes de Calmacil foram inventados posteriormente, quando os númenorianos distanciaram-se dos elfos.
 Vardamir abdicou o trono em favor de seu filho sem tomar o poder após a morte de seu pai. Porém ele é contado como segundo rei, com reinado simbólico de 1 ano.
 A irmã mais velha de Tar-Meneldur, Silmariën teria sido a primeira Rainha Governante se a lei de sucessão naquele tempo assim permitisse. Ela deu origem à casa dos Senhores do Andunië, à qual Elendil pertence.
 Usurpador, não é contado como rei de direito.
 Tar-Ardamanin não está listado n'O Senhor dos Anéis, mas aparece nos Contos Inacabados. No apêndice A d'O Senhor dos Anéis, Tar-Calmacil foi sucedido por Ar-Adûnakhôr.
 Como filha mais velha de Tar Palantir Miriel era a rainha de direito de acordo com as novas leis de sucessão vigentes desde o reinado de Tar-Aldarion, mas foi obrigada a abdicar em favor de seu primo, Ar-Pharazôn, que usurpou o trono.


CRÉDITOS: Multiplas fontes de pesquisa.

MNTAGEM DO POST E EXTRAS : Rafael Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário